Portal da Saúde – Tempo de espera nos hospitais

 

portal-sns-01

 

No passado dia 1 de Fevereiro foi inaugurado o novo Portal do Sistema Nacional de Saúde (SNS) que em conjugação com o Portal do Utente fornece um conjunto alargado de serviços aos cidadãos a nível dos hospitais e centros hospitalares portugueses. Ambos os portais encontram-se na área Saúde do Portal dos Sites.

 

Uma das particularidades que mais se destaca no novo Portal do SNS é a funcionalidade de informar os utentes dos tempos de espera nos serviços de urgência dos hospitais e centros hospitalares (os dados periodicamente actualizados, são da responsabilidade de cada instituição hospitalar). O tempo de espera é apresentado pelo grau de prioridade definido pela triagem de Manchester: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Para além desta funcionalidade, permite adicionalmente, através do Portal do Utente a marcação de consultas com o seu médico de família, a renovação de medicação, pedido de isenção de taxas moderadoras, entre outras.

 

portal-sns-02

 

Para além do novo Portal do SNS foram igualmente disponibilizadas aplicações para os smartphones (iOS, Android e Windows Phone) para que o utente possa ter toda esta informação no seu telemóvel. Estas aplicações têm por nome TE.M.S (TEmpos Médios na Saúde) e permitem consultar o tempo médio de espera e informações sobre a instituição hospitalar, nomeadamente a morada, contactos telefónicos, localização geográfica e respetivo mapa/percurso através da utilização do GPS do telemóvel.

 

Poderá descarregar aqui as aplicações TE.M.S para o iOS, Android e Windows Phone.