Tecnologia e Informática

Comparativo: Antivírus Gratuitos

 

A segurança informática é, actualmente, uma das áreas que suscita maior preocupação por parte das empresas e organizações. Na eventualidade de um ataque informático conseguir aceder aos dados privados dos clientes (tais como endereço de email, senha, número de cartão crédito, morada, etc.), é um enorme problema para a imagem, confiança e reputação da empresa, podendo conduzir a um severo prejuízo financeiro.

 

Se as grandes empresas estão preocupadas com a segurança informática e procuram desenvolver sistemas o mais seguros possíveis, a “segurança doméstica” pelo utilizador comum continua a ser muitas vezes descurada (por exemplo, ausência de backups regulares para sistemas de armazenamento externo ou na cloud, uso de passwords fracas e previsíveis, utilização da mesma password para aceder aos mais diversos serviços, não ter um bom antivirus e firewall instalado, antivírus desactualizado, etc). E se um vírus informático destruir todos os documentos de trabalho, ficheiros pessoais e as fotos que armazenamos ao longo de uma vida? É um enorme dano e muitas vezes irreparável!!!

 

Existe actualmente um grande número de suites de segurança (antivírus, firewall, antispyware, antispam, …) disponíveis no mercado, que devem ser cuidadosamente analisadas e instaladas no nosso computador. Existe a opção por software pago (Kaspersky, Norton, ESET, McAfee, PandaBit Defender, F-Secure, entre outros) e software gratuito (Avira, Avast, AVG, Comodo, entre outros). Iremos fazer uma breve descrição e análise comparativa entre as 3 soluções de segurança antivírus mais populares:

 

(1) AVIRA

O Avira Free Antivirus é um dos antivírus gratuitos mais populares, sendo muitas vezes considerado o melhor antivírus gratuito. Diversos testes independentes (AV-ComparativesICSA LabsVirus BulletinAV-Test, entre outros) têm demonstrado que o Avira apresenta a melhor taxa de detecção de vírus e de outras ameaças de entre as diversas opções gratuitas, rivalizando muito de perto com as opções pagas (e por vezes até com uma melhor taxa de detecção).

O Avira Free Antivirus é a opção de segurança que recomendamos no nosso Software Security Pack que se encontra na nossa área Internet e Informática. As suas taxas de detecção de vírus são excelentes, sempre muito próximas dos 100%. Veja a Tabela Comparativa que apresentamos mais abaixo.

 

Avira

 

(2) AVAST

O Avast Free Antivirus é provavelmente o antivírus gratuito mais utilizado no mundo, protegendo mais de 220 milhões de utilizadores. Apresenta um grande conjunto de opções, de ferramentas e de módulos que permitem aumentar ainda mais a protecção do seu computador.

Para além da boa capacidade de detecção das mais diversas ameaças e de actualizações rápidas a novos vírus, é ainda bastante “leve” no sistema. Como podemos observar na Tabela Comparativa (ver mais abaixo), o Avast não penaliza muito a performance do computador. É um antivírus gratuito bastante equilibrado e seguro que é desenvolvimento por uma equipa com mais de 25 anos de experiência.

 

Avast

 

(3) AVG

O AVG Antivirus Free é outras das opções a equacionar, contando com mais de 187 milhões de utilizadores activos. Tal como os anteriores programas de antivírus, o AVG Antivirus Free protege os ficheiros do computador e a navegação na internet contra as mais diversas ameaças, oculta a identidade e analisa o email (documento anexos) relativamente à presença de vírus.

Comparativamente com o Avira e o Avast, o AVG Antivirus Free tende a apresentar uma menor taxa de detecção (ver Tabela Comparativa), mas ainda assim com níveis bastante bons.

 

AVG-Antivirus

 

Tabelas Comparativas

Apresentamos na tabela seguinte a capacidade de protecção expressa em percentagem do Avira, Avast e AVG nos últimos 3 testes independentes efectuados pela AV-Comparatives e pela AV-Test. Como se pode verificar, o Avira apresenta a melhor taxa de protecção (quase sempre detecta 100% da amostra de vírus testada) nas 3 últimas avaliações em ambas as entidades avaliadoras.

 

 AviraAvastAVG
AV-Comparatives
Protecção (Agosto 2014)100%96.1%98.7%
Protecção (Mar-Jun 2014)99.7%97.0%96.8%
Protecção (Agos-Nov 2013)99.1%98.6%92.8%
AV-Test
Protecção (Agosto 2014)100%99%99%
Protecção (Julho 2014)100%97%97%
Protecção (Fevereiro 2014)100%98%97%

 

Uma vez que os antivírus analisam todos os ficheiros e processos que estão a ser executados no computador, o seu funcionamento tem um impacto na performance do sistema operativo, tornando-o mais lento. Obviamente que as empresas têm procurado desenvolver antivírus o mais fiáveis possível e com menor impacto no sistema. Na tabela seguinte apresentamos o impacto destes 3 sistemas de Antivírus na performance global do computador. Os valores mais baixos indicam um reduzido impacto na performance/velocidade do sistema operativo, enquanto valores mais elevados sugerem que o Antivírus afecta de modo mais significativo a velocidade de funcionamento do sistema operativo.

 

 AviraAvastAVG
AV-Comparatives
Performance (Maio 2014)1.56.24.3
Performance (Out 2013)1.01.21.9
Performance (Maio 2013)6.11.37.1
AV-Test
Performance (Maio 2014)122
Performance (Dez 2013)222
Performance (Maio 2014)463

 

Similar Posts