A Palavra do Ano 2014 foi … “Vape”

Arquivado em Outros Assuntos | 0

oxford-2014.vape

 

Tal com é habito todos os anos, o Dicionário Oxford elege a palavra que mais se notabilizou ao longo desse ano. Recorde-se que em 2013 a escolha recaiu em “selfie“. Em 2014, o Dicionário Oxford elegeu como palavra do ano: “vape“. O termo “vape” tem sido bastante utilizado no sistema anglo-saxónico como uma uma abreviatura de vapor ou vaporizar, traduzindo o acto de inalar e exalar o “vapor” produzido pelos cigarros electrónicos.

 

What does vape mean?

So, what does vape mean? It originated as an abbreviation of vapour or vaporize. The OxfordDictionaries.com definition was added in August 2014: the verb means ‘to inhale and exhale the vapour produced by an electronic cigarette or similar device’, while both the device and the action can also be known as a vape.

 

Segundo o Dicionário Oxford a utilização da palavra “vape” nos Estados Unidos aumento exponencialmente ao longo de 2014, uma vez que a utilização de cigarros electrónicos aumentou imenso nos últimos 2 anos. Por exemplo, a probabilidade de um leitor encontrar a palavra “vape” em 2014 foi 30 vezes superior do que há dois anos. E ao longo do último ano o uso do termo duplicou. O pico de crescimento (ver gráfico) da utilização desta palavra ocorreu em Abril 2014 com a abertura do primeiro café de cigarros electrónicos no Reino Unido (The Vape Lab, em Soreditch, Londres), com as manifestações nos Estados Unidos contra as leis que baniam o fumo electrónico em recintos fechados e o debate público ocorrido no Reino Unido (BBCThe Telegraph).

 

Estatísticas da palavra "Vape" nos últimos 2 anos.
Estatísticas da palavra “Vape” nos últimos 2 anos.